Associação Lar Doce Ler

Lar Doce Ler

Workshop de Escrita de Diários

16 de maio 2024

No Dia da Criança, a diversão está garantida!
Depois do sucesso do Workshop de Escrita de Diários, a autora da coleção “Diário de uma miúda como tu” está de volta a Cabrela!
Maria Inês Almeida convida todos os jovens dos 9 aos 14 anos, para mais um Workshop de Escrita de Diários, onde a imaginação não tem limites.
Dia 1 de junho, às 11h da manhã, no Pátio das Letras em Cabrela.
Vem escrever a tua história no Dia da Criança com muita criatividade e imaginação.
As inscrições são gratuitas para o e-mail: info@casadasletrasalentejo.pt
Uma iniciativa da Associação Lar Doce Ler, com o apoio da Câmara Municipal de Montemor-O Novo, Turismo do Alentejo e Ribatejo, Associação dos Pequenos Alentejanitos, Junta de Freguesia de Cabrela, e a Casa das Letras Bed&Books.

ALENTEJO WORLD HERITAGE FESTIVAL

12 de maio de 2024

BILHETES JÁ DISPONÍVEIS!
O momento que todos aguardávamos está prestes a chegar!
O 2.º ano do Alentejo World Heritage Festival em Cabrela já abriu as suas bilheteiras e promete ser ainda mais inesquecível.
Durante 3 dias, Cabrela será palco de música e cultura. Este ano, o Alentejo World Heritage Festival acontecerá no centro da nossa vila, sob o mote “À Sombra”.
O festival representa um verdadeiro encontro de culturas entre Portugal e Cabo Verde, com uma mostra cultural, gastronómica, de artesanato, música e cinema documental.
Carminho, Nancy Vieira, Cristina Clara, as Batucadeiras Freirianas Guerreiras, Daniel Bernardes, Grupo Coral Fora d’oras, Nuno Vieira de Almeida e Susana Gaspar, são alguns dos artistas que o vão acompanhar nos dias 28, 29 e 30 de junho.
Garanta já o seu lugar neste evento especial adquirindo os seus bilhetes através do seguinte link:
Em junho, todos os caminhos vão dar a Cabrela. Esperamos por si!
Produção e Organização:
Égide – Associação Portuguesa das Artes
Lar Doce Ler – Associação para a Promoção da Leitura
Apoios:
Turismo do Alentejo e Ribatejo | Município de Montemor-O-Novo | Junta de Freguesia de Cabrela | Casa das Letras Bed&Books | Powershield | Carclasse | Casa do Povo de Cabrela | ARPICLA (Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Cabrela) | Igreja de Cabrela | RTP

Inauguração "Mural das Letras"

28 de abril de 2024

Ontem, dia 27 de abril, celebrámos a inauguração do “Mural das Letras”.
Foi uma tarde repleta de emoções, onde tivemos a alegria de receber de volta a Cabrela muitos dos autores que enriqueceram a história da nossa vila ao longo dos anos, e cujos nomes ficarão eternizados neste mural.
Neste dia especial, celebrámos não apenas a literatura, mas também o poder dos livros como janelas que nos ensinam a ver o mundo em liberdade, numa homenagem aos 50 anos da liberdade que também assinalámos neste dia.
No final, celebrámos com música. A Banda Filarmónica de Cabrela e o Fadista João Paulo embalaram-nos com canções que tocaram profundamente os nossos corações.
Obrigado a todos os que apoiaram este evento. Obrigado a todos os que se juntaram a nós nesta celebração da cultura, da liberdade e dos livros.
Obrigado Cabrela.
Aqui ficam alguns dos melhores momentos da inauguração do “Mural das Letras”.
Que a magia dos livros continue a inspirar os nossos dias na nossa singular vila de sempre.

Convite inauguração "Mural das Letras"

8 de abril de 2024

No próximo dia 27 de abril, a Junta de Freguesia de Cabrela e a Associação “Lar Doce Ler”, unem-se numa festa da cultura para celebrar o Dia 25 de abril e o Dia Mundial do Livro, assinalado a 23/04, com a inauguração do “Mural das Letras”.
Este mural é uma homenagem aos autores que visitaram Cabrela, e que enriqueceram a história da nossa vila. Os seus nomes ficarão eternizados no mural, evocando o espírito do 25 de abril e a democracia.
Junte-se a esta celebração da cultura e da liberdade, onde teremos a alegria de receber de volta a Cabrela muitos dos autores que nos brindaram com a sua presença ao longo dos anos.
Contamos consigo no dia 27 de abril, às 17h30, no Largo Dr. Pascoal Coelho, em Cabrela, ao som da Banda Filarmónica de Cabrela.
Organização:
Associação Lar Doce Ler
Junta de Freguesia de Cabrela
Apoio:
Câmara Municipal de Montemor-O-Novo

Ciclo "A Voz dos Livros"

7 de abril de 2024

A literatura abre-nos a porta para a empatia!
Ontem à tarde, dia 6 de abril, durante mais uma sessão do ciclo “A Voz dos Livros”, tivemos o privilégio de mergulhar nas páginas do inspirador livro “Lei da Gravidade”.
Durante uma hora e meia, desafiámos a gravidade e flutuámos numa conversa envolvente entre a autora Gabriela Ruivo, a jornalista Ana Daniela Soares e todos os participantes que enriqueceram o evento com as suas contribuições.
Foi uma conversa onde abrimos mais do que uma porta para o significado da literatura. Nela, afirmámos que a literatura tem o poder de nos tornar pessoas mais felizes e participativas na sociedade.
A literatura é também uma forma de tentar chegar ao outro através da imaginação e do conhecimento. É precisamente através dela que conseguimos sair de nós mesmos e colocar-nos no lugar do outro.
Obrigado a Gabriela Ruivo, a Ana Daniela Soares, e a todos os presentes por tornarem este evento memorável.
Para aqueles que não puderam participar, assista aqui ao direto.
 

Ciclo "A Voz dos Livros"

18 de março de 2024

No sábado, dia 16 de março, tivemos o privilégio de mergulhar nas profundezas do livro “O Infinito está nos Olhos do Outro”, numa conversa com Fátima Campos Ferreira, moderada por David Lopes.
Este livro representa a essência do amor e da nossa existência, enquanto testemunhamos as coisas extraordinárias que acontecem ao longo do tempo.
Foi uma tarde que nos presenteou com um convite para refletirmos sobre a importância de nos preocuparmos mais com quem está ao nosso lado, e valorizarmos cada momento de conexão e partilha.
Um momento verdadeiramente especial, com uma plateia de quase 100 pessoas que se entregaram de corpo e alma à partilha de experiências e reflexões.
Obrigado Fátima Campos Ferreira!
Obrigado a todos os participantes que contribuíram para o sucesso deste evento!
Assista aqui ao direto.
 

Ciclo "A Voz dos Livros"

6 de março de 2024

O novo ciclo de “A Voz dos Livros” traz consigo um mistério intrigante: o Tempo!
O Tempo é o fio condutor do ousado e original romance “Lei da Gravidade”, de Gabriela Ruivo, nomeado para o prestigiado Prémio Europeu de Literatura!
Esta obra convida-nos a explorar os intrincados caminhos do tempo e da experiência humana.
Gabriela Ruivo, foi a primeira mulher a vencer o Prémio Leya em 2013, e ainda o PEN Clube Português Primeira Obra com o livro “Uma Outra Voz”.
No dia 6 de abril, às 16h, no Pátio das Letras em Cabrela, teremos o prazer de receber a autora Gabriela Ruivo para uma conversa sobre o seu mais recente livro.
A jornalista Ana Daniela Soares irá moderar o evento, abordando os temas que permeiam esta obra.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail: info@casadasletrasalentejo.pt
Junte-se a nós para uma tarde de reflexão e descoberta literária!
 

Podcast "A Voz dos Livros em Cabrela"

18 de fevereiro de 2024

Uma semana e um dia depois do evento memorável com Eduardo Barroso e a jornalista Ana Daniela Soares, e ainda estamos a viver a partilha de experiências desta tarde com o Coração ao pé da boca, literalmente.
Como tal, trazemos uma novidade!
Este ano tornámos o ciclo de “A Voz dos Livros” num podcast. Uma forma de chegarmos a mais amantes das letras. E uma forma de podermos ouvir sempre que quisermos as nossas tardes favoritas no Pátio das Letras.
Agradecemos desde já pela partilha com os seus amigos, deste novo formato de “A Voz dos Livros”.
Muito Obrigado a todos por continuarem a apoiar este projeto!
 
Clique aqui para ouvir:

Ciclo "A Voz dos Livros"

15 de fevereiro de 2024

Em março, o ciclo ‘A Voz dos Livros’ traz uma figura de destaque do jornalismo português até Cabrela!
Fátima Campos Ferreira estará no Pátio das Letras para uma conversa moderada por David Lopes sobre o seu mais recente livro: ‘O Infinito Está nos Olhos do Outro’.
Um livro que conta a história de uma família portuguesa, como tantas outras, que se mistura entre o norte e o sul do país, e que vai evoluindo através da luta diária pela sobrevivência, das alegrias e das tristezas, das transformações da sociedade.
Dia 16 de março, às 16h, em Cabrela. Não perca este evento marcante, que nos vai recordar a importância de preservar as nossas raízes e os valores transmitidos de geração em geração. Afinal, como refere a autora, “a memória é a alavanca do futuro”.
Reserve já o seu lugar gratuito enviando um e-mail para: info@casadasletrasalentejo.pt

Ciclo "A Voz dos Livros"

11 de fevereiro de 2024

Uma tarde inesquecível em Cabrela, onde fomos agraciados com histórias emocionantes, divertidas e, por vezes, controversas, mas acima de tudo reveladoras da grande humanidade de um dos mais destacados médicos-cirurgiões portugueses!
Ontem, tivemos o privilégio de receber o Dr. Eduardo Barroso para uma fascinante conversa sobre o seu mais recente livro, “Coração ao Pé da Boca”, moderada pela jornalista Ana Daniela Soares Ferreira.
Foi um momento verdadeiramente especial, com uma plateia de 70 pessoas que se entregaram de corpo e alma à partilha de experiências e reflexões. Expressamos a nossa mais profunda gratidão a todos os participantes que contribuíram para o sucesso deste evento.
O encerramento deste encontro foi marcado pela partilha de testemunhos pessoais, onde ficou evidente o impacto positivo que o Dr. Eduardo Barroso deixou em tantas vidas. Ficamos profundamente tocados com a autenticidade e a sinceridade dessas histórias.
Agradecemos mais uma vez a todos os que estiveram presentes e fizeram desta tarde um momento verdadeiramente memorável!
Para aqueles que não puderam assistir ao evento, clique aqui para ver o debate completo.
 

Workshop de Escrita de Diários

27 de janeiro de 2024

Foi, sem dúvida, uma tarde encantadora em Cabrela durante o Workshop de Escrita de Diários com a talentosa autora Maria Inês Almeida.
Num ambiente repleto de entusiasmo, os jovens autores deram vida às primeiras páginas dos seus diários, criando personagens fascinantes através de palavras maravilhosas.
Queremos expressar um agradecimento especial à Maria Inês Almeida pela excelente condução de mais um evento memorável em Cabrela. Estamos ansiosos para recebê-la muitas mais vezes.
Que a magia da escrita continue a inspirar os dias na nossa singular vila de sempre.
Obrigado a todos os participantes por tornarem esta tarde tão especial!

Ciclo "A Voz dos Livros"

10 de janeiro de 2024

Estão abertas as inscrições para a primeira edição de 2024 do ciclo “A voz dos Livros”!
Eduardo Barroso estará em Cabrela, para uma conversa moderada pela jornalista Ana Daniela Soares sobre o seu mais recente livro: “Coração ao pé da boca”.
Este livro, sendo focado no seu percurso profissional enquanto médico-cirurgião, dá-nos também um retrato da sua vida pessoal e familiar, das suas amizades e inimizades, com histórias emocionantes, divertidas e controversas mas sobretudo reveladoras da sua grande humanidade.
Dia 10 de Fevereiro, às 16h no Pátio das Letras em Cabrela, conheça o retrato sincero e arrojado de um cirurgião com o coração ao pé da boca.
Reserve já o seu lugar enviando um e-mail para info@casadasletrasalentejo.pt
 

Workshop de Escrita de Diários

6 de janeiro de 2024

Esta é uma oportunidade única para os jovens escritores, dos 8 aos 14 anos!
A autora da conhecida coleção “Diário de uma miúda como tu”, Maria Inês Almeida, estará em Cabrela para conduzir um Workshop de Escrita de Diários.
Com mais de 65 livros publicados dedicados à literatura infantojuvenil, a autora acredita que os livros têm o poder de mudar o mundo!
Maria Inês convida todas as crianças dos 8 aos 14 anos a juntarem-se a ela no Pátio das Letras em Cabrela no dia 27 de Janeiro, das 15.30h às 17h.
É a oportunidade perfeita para os jovens começarem a escrever as primeiras páginas do seu Diário ou criar um personagem fascinante com o seu próprio Diário.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas através do e-mail: info@casadasletrasalentejo.pt
Uma iniciativa da Associação Lar Doce Ler com o apoio da Camara Municipal de Montemor-O Novo, Turismo do Alentejo e Ribatejo, Junta de Freguesia de Cabrela e a Associação dos pequenos Alentejanitos.

Clube de Leitores em Cabrela

2 de dezembro de 2023

“Temos que ser cada vez mais pessoas” – a citação do Professor Daniel Sampaio que vai ficar marcada para sempre na mente de todos os presentes que estiveram ontem no Clube de Leitores em Cabrela.

Foi uma tarde verdadeiramente especial, com uma plateia de 80 pessoas, e queremos expressar a nossa gratidão a todos os participantes que contribuíram para o sucesso deste evento.

Um agradecimento especial ao Professor Daniel Sampaio e à Jornalista Ana Daniela Soares pela envolvente conversa baseada no novo livro do Professor, “Para Tão Curtos Amores, Tão Longa a Vida”.

Contámos com alguns convidados especiais, incluindo Ana Maria Magalhães, autora da célebre coleção “Uma Aventura”, Zeferino Coelho, editor e fundador da editora Caminho, e José Gardeazebal, cujo livro de poesia e história do século vinte foi distinguido com o Prémio INCM/Vasco Graça Moura.

Mais um evento que marca a história de Cabrela, proporcionando uma reflexão profunda sobre o amor, a vulnerabilidade, a fragilidade e a delicadeza dos relacionamentos. Um diálogo que se abre em Cabrela para o mundo.

Obrigado a todos!

Assista ao Clube de Leitores através deste -> link.

Clube de Leitores em Cabrela

22 de novembro de 2023

Da iniciativa entre a associação Lar Doce Ler e o clube de leitores da RTP3, nasce o “Clube de Leitores” em Cabrela:
Marque na sua agenda o dia 2 de Dezembro às 17 horas. O convidado irá ser o Professor Daniel Sampaio e a moderação será da jornalista Ana Daniela Soares.
Esta conversa decorrerá à volta do novo livro de Daniel Sampaio “Para Tão Curtos Amores, Tão Longa Vida”, onde o autor fala sobre os problemas e dificuldades dos casais no mundo de hoje, as suas vitórias e derrotas na luta permanente para manterem viva a sua união.
Uma tarde que promete uma reflexão sobre as relações e a fragilidade do amor. Algo que toca a (quase) todos nós.
A entrada é gratuita, mas as vagas são limitadas. Garanta o seu lugar realizando a inscrição por e-mail: info@casadasletrasalentejo.pt
Apoios:
Direção Regional de Cultura do Alentejo
Turismo do Alentejo e Ribatejo
Casa das Letras Bed&Books

Retiro de Escrita - Convento de Balsamão

5 de novembro de 2023

Hoje foi o último dia no Convento de Balsamão, de onde ficarão muitas saudades.

É o momento de agradecer a todos que tornaram estes dias tão especiais, a todos os que acreditaram na beleza de criar juntos.

Um agradecimento especial ao Mira Fórum por nos ceder este espaço encantador onde os nossos participantes do Retiro se encontraram com a talentosa Capicua. Foi um momento de partilha de palavras que jamais serão esquecidas. Um obrigado profundo também à Capicua pela sua generosidade e disponibilidade!

À Susana, à Sandra, à Nádia, à Guida e à Graça – que aceitaram este desafio e se entregaram de forma genuína a estes dias de escrita e descoberta.

E ao Convento de Balsamão, um local que nos envolve numa anestesia de bem-estar, o nosso agradecimento é eterno.

À nossa inspiradora Mónica Menezes, que continua a unir-nos através do sonho de espalhar a magia das palavras por Portugal fora, o nosso agradecimento especial.

Obrigado a todos. Por mais eventos, mais palavras e mais histórias que, sem dúvida, continuaremos a partilhar no futuro.

 

Retiro de Escrita - Convento de Balsamão

1 de novembro de2023

O Retiro de Escrita no Convento de Balsamão iniciou hoje, dia 1 de novembro, com um momento muito especial!
Capicua recebeu-nos à chegada do Porto para uma conversa íntima sobre a sua criatividade e o seu amor pelas palavras. Queremos expressar a nossa profunda gratidão à Capicua pela sua generosidade e sabedoria partilhadas. Foi uma experiência verdadeiramente maravilhosa!
 
Até dia 5 de novembro, este lugar será o ninho de inspiração do nosso Retiro de Escrita no Convento de Balsamão, onde as palavras ganham vida e voam alto!
“A literatura, como toda a arte, é uma confissão de que a vida não basta.”

Alentejo World Heritage Festival

27 de agosto de 2023

O último dia do Alentejo World Heritage Festival brilhou com o Workshop de Flamenco e a “Missa Flamenca”.
Foram duas experiências verdadeiramente incríveis, onde fomos conduzidos pelos talentosos guitarristas e bailarinos da companhia Barcelona Flamenco Ballet.
É hora de relembrar alguns desses momentos mágicos e expressar a nossa sincera gratidão a todos as pessoas que se uniram a nós.
Este é o espírito de Cabrela, onde a música, a dança e a cultura se unem para criar memórias inesquecíveis.
Até breve Alentejo World Heritage Festival!
Evento promovido pela associação Égide – Associação Portuguesa das Artes, em coorganização com a associação Lar Doce Ler.
Apoios:
Turismo de Portugal
Região de Turismo do Alentejo e Ribatejo
Direção Regional de Cultura do Alentejo
Câmara Municipal de Montemor
Junta de Freguesia de Cabrela
Comissão de Festas de Cabrela

Alentejo World Heritage Festival

26 de agosto de 2023

🎶 Obrigado! Obrigado! Que concerto emocionante!
As vozes que ecoaram, as melodias que nos envolveram e a energia que preencheu o ar – não há palavras suficientes para descrever a magia que vivemos juntos nesta noite.
Queremos expressar a nossa mais profunda gratidão a todos os artistas que subiram ao palco e nos brindaram com momentos tão especiais: Sara Correia, Luís Trigacheiro, Duquende, Barcelona Flamenco Ballet, Trio de Daniel Bernardes, Os Músicos do Tejo, Grupo Coral Fora d’Oras e Coro Participativo de Cante de Cabrela.
Que as memórias desta noite perdurem e nos inspirem sempre.
Até já
O evento é promovido pela associação Égide – Associação Portuguesa das Artes, em coorganização com a associação Lar Doce Ler.
Apoios:
Turismo de Portugal
Região de Turismo do Alentejo e Ribatejo
Direção Regional de Cultura do Alentejo
Câmara Municipal de Montemor
Junta de Freguesia de Cabrela.
Comissão de Festas de Cabrela

Alentejo World Heritage Festival

25 de agosto de 2023

A incrível atuação de Celina da Piedade, do Grupo Coral Fora d’Oras e do Coro Participativo de Cabrela ainda ecoa nos nossos corações.
Queremos agradecer a todos! Foram momentos verdadeiramente únicos, repletos de alegria e conexões profundas.
Queremos também estender os nossos agradecimentos especiais à Comissão de Festas de Cabrela e a todos os nossos parceiros, empresas e pessoas que têm trabalhado incansavelmente para tornar o Alentejo World Heritage Festival uma realidade.
Pode ver mais imagens do concerto através do nosso Facebook.
 
O evento é promovido pela associação Égide – Associação Portuguesa das Artes, em coorganização com a associação Lar Doce Ler.
 
Apoios:
Turismo de Portugal
Região de Turismo do Alentejo e Ribatejo
Direção Regional de Cultura do Alentejo
Câmara Municipal de Montemor
Junta de Freguesia de Cabrela.
Comissão de Festas de Cabrela

Workshop de Flamenco

27 de Julho de 2023

Venha bailar flamenco em Cabrela!
Integrado no Alentejo World Heritage Festival, vai decorrer no dia 27 de agosto, entre as 11h e as 12h, o primeiro workshop de flamenco de Cabrela!
Inscreva-se no workshop de flamenco, dinamizado por um dos mais prestigiados grupos de flamenco da atualidade, Barcelona Flamenco Ballet.
Faça parte desta viagem à génese da cultura da Península Ibérica e aprenda ou aperfeiçoe os seus passos de flamenco.
Inscrições até ao dia 18 de agosto.
Para se inscrever, dirija-se à Junta de Freguesia de Cabrela ou preencha o formulário disponível on-line: https://forms.gle/8j4nshpjmTuzkvJBA
O evento é promovido pela associação Égide – Associação Portuguesa das Artes, em co-organização com a associação Lar Doce Ler e apoio institucional e logístico do @Município de Montemor o Novo e da Freguesia Cabrela – Página da Junta.

Workshop de Cante Alentejano

24 de Julho de 2023

Venha cantar Cante Alentejano em Cabrela!
Integrado no World Heritage Festival, a decorrer entre os dias 21 e 26 de agosto na bonita vila de Cabrela (Montemor-o-Novo), vai nascer o primeiro Coro Participativo de Cante de Cabrela!
 
Inscreva-se no workshop de Cante Alentejano, dinamizado pelo Grupo Coral Fora D’Oras, entre os dias 21 e 26 de agosto, e faça parte do Coro Participativo de Cante Alentejano de Cabrela que participará nos concertos dos dias 25 e 26 de agosto, juntamente com grandes nomes da música e dança da península ibérica.
 
Faça parte desta viagem à génese da cultura musical tradicional portuguesa, ao seu povo e à sua história. Dê vida à história e palco à vida. Atreva-se a fazer parte de uma experiência musical absolutamente inesquecível.
Inscrições até ao dia 26 de julho de 2023, vagas limitadas. Dirija-se à Junta de Freguesia de Cabrela ou preencha o formulário on-line que juntamos.

ALENTEJO WORLD HERITAGE FESTIVAL

19 de Junho de 2023

Já temos página oficial do Alentejo World Heritage Festival!
Pode consultar a apresentação global do evento, o programa, os artistas, e a localização.
Obrigado a todos pelo incondicional apoio e pelas maravilhosas palavras sobre o evento mais bonito a acontecer nos próximos tempos no Alentejo.
Em Agosto todos os caminhos vão dar a Cabrela.
 
Festival apoiado pela Égide – Associação Portuguesa das Artes em parceria com a associação ‘Lar Doce Ler’.

ALENTEJO WORLD HERITAGE FESTIVAL

9 de Junho de 2023

VILA DE CABRELA RECEBE A 1ª EDIÇÃO DO “ALENTEJO WORLD HERITAGE FESTIVAL”
“Cante alentejano, fado e flamenco numa seara alentejana” é o mote para a primeira edição deste festival que pretende homenagear as tradições musicais da Península Ibérica.
O ponto alto acontece dia 26 de agosto e junta, num único palco, Sara Correia, Luís Trigacheiro e Duquende, entre outros artistas.
Consulte a programação destes 3 emocionantes dias nas imagens.
Os bilhetes já estão à venda na plataforma BOL.
Adquira o seu através do link:
O evento é promovido pela associação Égide – Associação Portuguesa das Artes, em coorganização com a associação Lar Doce Ler e apoio institucional e logístico da Câmara Municipal de Montemor e da Junta de Freguesia de Cabrela.

6º Encontro Criativo - Escrever com sentidos

23 de Maio de 2023

O 1.º Encontro Criativo – Escrever com Sentidos aconteceu em março de 2022.

No passado fim de semana, celebrámos a 6.ª edição com quatro participantes que se entregaram de corpo e alma a tudo o que lhes foi proposto pela Mónica Menezes.

A quem agradecemos pela forma como se entrega às palavras e à forma como nos ensina que escrever nos faz mais felizes. A Casa das Letras é também dela.

Sónia, Ana, Diana e Luís, obrigado por terem aceite o desafio de escrever com o coração num fim de semana em pleno Alentejo!

Agora, a 7.ª edição está prevista para 24, 25 e 26 de novembro, com uns pormenores diferentes, mas sempre com a mesma máxima: escrita, diversão, partilha e descanso.

Revelamos todos os detalhes deste novo Encontro Criativo brevemente.

original

Ciclo "A Voz dos Livros"

22 de Maio de 2023

Uma tarde de domingo maravilhosa em comunidade, cujo tema central foi a solidão.
Ontem, dia 21 de maio, Cabrela acolheu no ciclo “A Voz dos Livros”, Isabela Figueiredo e Mónica Menezes.
O mais recente livro de Isabela “Um Cão no meio do caminho”, coloca o tema da solidão, no centro da narrativa e das nossas preocupações.
Uma tarde de domingo em que todos os presentes participaram numa conversa com entusiasmo, onde memórias de gerações anteriores foram lembradas e memórias de gerações futuras foram criadas.
Através da escrita de Isabela Figueiredo, é certo, que todos nós ganhamos voz!
CasadasLetras_2023©DianaMendes-36

Retiro de Escrita - Balsamão

8 de Maio de 2023

Respire fundo antes de ler a legenda!
Encontrou finalmente o “retiro” que estava à procura. Aqueles dias de paz e silêncio com tempo para si e para as suas palavras vão acontecer!
O que tem já de ficar a saber é que o Retiro de Escrita acontece de 1 a 5 de novembro e ainda há três vagas disponíveis.
O sítio escolhido para acolher este Retiro foi o Convento de Balsamão, em Macedo de Cavaleiros, Trás-os-montes. Um sítio onde as palavras refletem paz, silêncio, nuvens, natureza, lareira, convívio.
 
Inscrições: info@casadasletrasalentejo.pt
Informações: info@monicamenezes.pt
CL_PlanoEscrita_Programas_004_001

Ciclo "A Voz dos Livros"

2 de Maio de 2023

Que resultado obtemos quando se juntam duas solidões?
Falamos da sinopse do mais recente romance de Isabela Figueiredo, chamado “Um Cão no Meio do Caminho”.
Vem aí mais uma edição do ciclo “A Voz dos Livros”, que promete ser especial!
Duas mulheres maravilhosas que se vão juntar para falar sobre livros, amor, escrita e muito mais. Duas mulheres que não vão estar sós! Porque contam com a sua presença.
Isabela Figueiredo e Mónica Menezes, em Cabrela, dia 21 de Maio pelas 15h30.
Tal como nas edições anteriores, as inscrições são gratuitas, mas é necessário reservar lugar.
Faça a sua inscrição através deste e-mail:
info@casadasletrasalentejo.pt
IMG_0670

Encontro Literário com Joana Bértholo

30 de Abril de 2023

Joana Bértholo conquistou-nos o coração com o seu mais recente romance “A História de Roma”.
Dia 30 de Abril, tivemos o privilégio de ouvir a Joana falar sobre a sua experiência enquanto escritora, da sua formula mágica, do homem sem nome, de um amor invertido, de medos e inseguranças conhecidos por todos nós.
Ouvimos também a comunidade, a sua relação com o que leram, a forma como se entregaram, como se deixaram envolver com “A História de Roma”.
Foi uma tarde maravilhosa em Cabrela.
No final ainda ouve tempo para autógrafos e partilhas de sorrisos.
344178908_652342723387321_1433383714859739344_n

Dia Mundial do Livro

23 de Abril de 2023

O debate “Histórias e Memórias”, realizado no dia 23 de Abril em comemoração do Dia Mundial do Livro, contou com a presença de Richard Zimler, Lucia Mucznik, Irene Pimentel e Ana Daniela Soares, que discutiram a importância da literatura na história e memória das sociedades.
Um debate que nos trouxe questões como liberdade, justiça e igualdade, destacando o poder dos livros como ferramenta para mudanças sociais.
 

 

343059067_184903774477268_3023578485127246339_n

CONCERTO SEFARDITA

22 de Abril de 2023

Ainda estamos sem palavras para conseguirmos descrever as emoções vividas nestas últimas horas.

Obrigado ao Compositor e Pianista Filipe Raposo, Maestro Paulo Vassalo Lourenço e Coro Ecce Ensemble pelos maravilhosos momentos que nos proporcionaram.
 
Obrigado também a quem se juntou a nós para ver este espetáculo ao vivo e a cores na Igreja de Nossa Senhora da Conceição em Cabrela.

 

343363297_980274346323177_5338741655730614699_n

Matiné Literária com Joana Bértholo

12 de Abril de 2023

A Biblioteca Municipal Almeida de Montemor-O-Novo e a Comunidade de Leitores promovem, entre os meses de Abril, Maio e Junho de 2023 o “Ciclo História e Ficção”. 

A Primeira sessão irá decorrer no próximo dia 30 de Abril, às 15h30, na Casa das Letras, em Cabrela, e conta com a presença da escritora Joana Bértholo, que irá apresentar o seu mais recente romance “A História de Roma”.

 

A inscrição é gratuita e pode ser feita através do seguinte e-mail: info@casadasletrasalentejo.pt

 

encontro literário Joana Bértholo

Histórias e memórias

4 de Abril de 2023

No dia Mundial do Livro vamos celebrar a importância da literatura na história e memória das sociedades. 
 
Um evento enquadrado no programa da primeira edição do Alentejo World Heritage Festival, que traz uma série de atividades culturais para a região.
Para celebrar a data, convidamo-lo para mais uma edição de “A Voz dos Livros”, no dia 23 de Abril, às 15h30 em Cabrela.
Inscrição:
info@casadasletrasalentejo.pt
 
Post Dia Mundial do Livro 2023

A Aventura das Palavras - Açores

27 de Março de 2023

3.ª iniciativa do Plano de Escrita 2023: A AVENTURA DAS PALAVRAS.
 
A ideia é partir para a Terceira, nos Açores, com sete participantes cheios de vontade de descobrir a Ilha Festiva e, através dos livros, da natureza, dos sons, das cores e de muitas aventuras, partir para a sua própria escrita.
 
A Aventura começa a 4 de outubro e termina no dia 8.
Vamos viver esta aventura juntos?
 
Inscrição:
info@casadasletrasalentejo.pt
Mais informações:
info@monicamenezes.pt
 
site

Encontro Criativo - Escrever com sentidos

20 de Março de 2023

Qual o primeiro passo para uma escrita livre e criativa?

Inscrever-se no Encontro Criativo – Escrever com sentidos.
Dia 19, 20 e 21 de Maio na Casa das Letras, em Cabrela, Alentejo.
 
Vamos ser criativos juntos?
Inscrição:
info@casadasletrasalentejo.pt
Mais informações:
info@monicamenezes.pt
 

Conheça o programa aqui

site_02

SEFARAD PROJECT

12 de Março de 2023

Uma seleção de extraordinárias e comoventes canções dos antigos judeus de Portugal e Espanha.

Dia 22 de Abril, às 18h, a Igreja de Nossa Senhora da Conceição em Cabrela abrirá as suas portas para receber o 1º Concerto do Festival Alentejo World Heritage.

Clique aqui para adquirir o seu bilhete através da Plataforma Bol

cartazSefaradProject_CL_facebook

Ciclo “A Voz dos Livros”

25 de Fevereiro de 2023

No dia 22 de Fevereiro, Cabrela acolheu no ciclo “A Voz dos Livros” Maria João Avillez e Sérgio Sousa Pinto.
À sua espera estava uma casa cheia, que durante hora e meia assistiu (e participou) numa conversa, sem moderação, onde se falou um pouco de tudo.
Do Papa Francisco, da cidadania, dos livros, da guerra na Ucrânia, do futuro.

Clique aqui para rever o debate na íntegra

Letras em Família

21 de Fevereiro de 2023

Vamos escrever e criar memórias juntos?

O LETRAS EM FAMÍLIA é um fim de semana de pais e filhos, apaixonados por escrita, criatividade e leitura. Uma pausa na rotina para deixar a imaginação fluir.

De 24 a 26 de Março, na casa mais bonita do Alentejo, a Casa das Letras, Cabrela, Alentejo.

Clique aqui para mais informações

Inscrições: info@casadasletrasalentejo.pt

Plano de Escrita

1 de Fevereiro de 2023

Há dois anos que pusemos em prática os nossos sonhos. 5 Encontros Criativos – Escrever com sentidos – organizados com muito entusiasmo e motivação.
O que nos leva ao encontro do nosso maior sonho, o Plano de Escrita de 2023, o sonho de levar o amor pelas palavras por Portugal fora.

  • 24 a 26 de Março – Letras em Família (Cabrela, Alentejo)
  • 19 a 21 de Maio – Encontro Criativo – Escrever com sentidos (Cabrela, Alentejo)
  • 4 a 8 de Outubro – A Aventura das Palavras (Ilha Terceira, Açores)
  • 1 a 5 de Novembro – Retiro de Escrita (Convento de Balsamão)

Clique aqui para mais informações

Inscrições: info@casadasletrasalentejo.pt

Ciclo “A Voz dos Livros”

23 de Janeiro de 2023

Estão abertas as inscrições para o próximo debate do ciclo “A voz dos Livros”.

Dia 25 de Fevereiro às 17 horas em Cabrela, Maria João Avillez e Sérgio Sousa Pinto convidam-nos para uma conversa sobre livros e as suas histórias.

No ano em que o Papa Francisco visitará Portugal para participar na Jornada Mundial de Juventude, está será também uma oportunidade para ouvir falar a jornalista e autora da grande entrevista, também publicada em livro, realizada em 2022 ao Santo Padre.

Reserve já o seu lugar enviando um e-mail para info@casadasletrasalentejo.pt

4º Encontro Criativo - Escrever com sentidos

15 de Janeiro de 2023

Chegou ao fim, mais um workshop de escrita criativa – Escrever com Sentidos.

A Casa ficou saudosa, de mais um grupo maravilhoso, que teve a surpresa da visita de Tânia Ganho, no encerramento do encontro. Agradecemos a Mónica Menezes a dedicação à causa das palavras e à forma como elas nos podem ajudar a ser mais felizes. Venha o próximo.

SEFARAD PROJECT + WORLD HERITAGE 2023

26 de Dezembro de 2022

A Associação Lar Doce Ler e a Associação Égide (Associação Portuguesa das Artes) tem duas propostas irrecusáveis para o ano de 2023.

O “Sefarad Project”, vai chegar à Vila alentejana de Cabrela, com um concerto para coro misto e piano que irá acontecer no dia 22 de Abril. Criado pelo aclamado compositor e pianista Filipe Raposo, este momento único fará subir ao palco o legado musical dos antigos Judeus de Portugal e Espanha, sob direção do Maestro Paulo Vassalo Lourenço.

E a 26 de Agosto uma seara alentejana de Cabrela receberá um concerto internacional, e verdadeiramente “World Heritage”, pois juntará num espectáculo único o Fado, o Flamenco, o Cante Alentejano e a herança Moçarabe.

Todos os detalhes, apoios e acessos aos bilhetes serão conhecidos em breve, mas quero convidar-vos a estarem presentes reservando já nas vossas agendas as datas aqui referidas.

https://fb.watch/jeMBb-atpy/

Encontro Criativo - Escrever com sentidos

Hoje terminou mais um Encontro de Escrita Criativa e que contou com outro grupo de participantes espectacular.

No final, a cereja no topo do bolo com a multifacetada Mariana Alvim: jornalista, radialista, guionista, escritora. Tudo numa só pessoa, mas de onde prevalece sempre o amor pelas letras e pela comunicação.

https://www.facebook.com/permalink.php?story_fbid=pfbid0277HQ13HeAagK844Lingq9c4sfKi5e93gz9dt9hxbwmoT1vXhjWViVo81niXh6m9Nl&id=100063478181653

4 de Dezembro de 2022

Apresentação do livro “A última solidão” Carmen Garcia

11 de Novembro de 2022

Amanhã, dia 12 de Novembro, na Mostra de São Martinho em Cabrela, irá decorrer a apresentação do novo livro de Carmen Garcia (A mãe imperfeita).

A Última Solidão retrata histórias de amor e mágoa dos velhos de Portugal.

Um tema que merece toda a nossa atenção. Compareça.

Uma conversa com mini leitores - Maria Inês Almeida

5 de Novembro de 2022

Dia 6 de Novembro, às 15h, Maria Inês Almeida, escritora de livros infantis e juvenis, junta-se a nós em Cabrela para uma conversa com os mini leitores e os mais crescidos.

Maria Inês Almeida tem mais de 65 livros publicados (vários constam no Plano Nacional de Leitura) e alguns títulos noutros países. “Diário de uma miúda como tu”, “Sem Abrigo”, “Quando eu For… Grande”, “A Admirável Aventura de Malala”, “O Pequeno Livro da Vida”, “O Pequeno Livro da Empatia”, “Simão, o Pequeno Leão”, entre outros, são alguns dos seus livros.

https://fb.watch/jePKJNKmSW/

3º Encontro Criativo - Escrever com sentidos

8 de Novembro de 2022

O 3ª Encontro Criativo – Escrever com sentidos, decorreu este fim de semana e foi como os anteriores, inesquecível!

https://www.facebook.com/photo?fbid=570067648452503&set=a.510652644394004

Ciclo “A Voz dos Livros”

14 de Outubro de 2022

No dia 14 de Outubro, Cabrela acolheu no ciclo “A Voz dos Livros”, Violante Saramago Matos e Ana Matos, numa conversa moderada pela jornalista Ana Daniela Soares.

“A Voz dos Livros”, o novo ciclo é desta vez dedicado à vida e obra de José Saramago no âmbito das celebrações do seu centenário.

Foram momentos únicos os que se viveram ontem à noite em Cabrela, no Pátio das Letras. A sala esgotada, uma vez mais mostrou o interesse e a enorme adesão da comunidade a estas iniciativas que temos vindo a organizar.

Pode ver o video na integra aqui

Concerto Márcia

18 de Setembro de 2022

A Praça da republica em Cabrela, acolheu umas das vozes femininas mais bonitas de Portugal.

Pedaços de memória que vão ficar para sempre connosco e com quem esteve presente.

Obrigado a todos os que estiveram e os que não estando, aqui comentaram com palavras bonitas de apoio, que reforçam o nosso sentimento de estarmos no caminho certo.

Obrigado Márcia pelo maravilhoso concerto!
https://fb.watch/jeScaWDiQB/

Ciclo “A Voz dos Livros”

1 de Setembro de 2022

No âmbito do centenário de José Saramago (que se assinalará a 16 de Novembro), a Casa das Letras Bed & Books apresentará mais uma edição do ciclo “A Voz dos Livros” que desta vez contará com a presença de, Violante Saramago Matos e Ana Matos, filha e neta do escritor, numa conversa moderada pela jornalista Ana Daniela Soares.

O evento, onde se falará sobre a vida e obra de José Saramago,    está marcado para dia 14 de Outubro, pelas 21 horas, no recém-estreado Pátio das Letras.
A entrada é livre mas, tal como nas edições anteriores, é necessário reservar lugar para o mail: info@casadasletrasalentejo.pt

Concerto Márcia

25 de Agosto de 2022

Cabrela vai receber no próximo dia 17 de Setembro, pelas 21h30 na Praça da República, um concerto com uma das vozes mais bonitas de Portugal.

Não perca Márcia ao vivo e assegure o seu lugar neste link:
https://municipiomontemoronovo.bol.pt/

O convite da Márcia é irresistível: https://fb.watch/jeVYSa86mQ/

Ciclo “A Voz dos Livros”

8 de Junho de 2022

No dia 8 de Junho, Cabrela acolheu no ciclo “A Voz dos Livros”, o escritor João de Melo e o poeta Luis Natal-Marques, com uma conversa moderada pela jornalista Ana Daniela Soares.

Obrigado pelos momentos vividos ontem, pela generosidade dos três intervenientes, e a todos os que assistiram presencialmente e nas nossas redes sociais.

Obrigado também a todas as entidades que nos apoiam.

Clique aqui para ver o video da conversa na integra

2º Encontro Criativo - Escrever com sentidos

22 de Maio de 2022

Os participantes do 2.º Encontro Criativo “Escrever com os sentidos” tiveram uma surpresa muito grande no encerramento.

A presença de Márcia! Cantora, compositora, escritora, poeta, pintora, foi um privilégio poder contar com a participação de uma das mais extraordinárias e multifacetadas artistas portuguesas e um dos maiores talentos da nossa cultura.
Obrigado Márcia!

https://www.instagram.com/p/Cd3rM12MD-W/

1º Encontro Criativo - Escrever com sentidos

27 de Março de 2022

O 1.° Encontro Criativo “Escrever com os Sentidos” não podia ter terminado de melhor forma.

No encerramento, contámos com a presença da jornalista Ana Daniela Soares, conhecida também pelos seus programas televisivos sobre literatura e pelo tanto que tem feito no mundo dos livros.

https://www.instagram.com/p/CbnTX-AtwGp/

Ciclo “A Voz dos Livros”

26 de Fevereiro de 2022

Uma recordação da fantástica tarde de ontem, 3.ª edição do ciclo “a voz dos livros” com Alexandra Sousa e Sónia Morais Santos. A conversa centrou-se nas viagens relatadas no livro “Não percas o comboio!”.

Um enorme obrigado às duas intervenientes, a todos os que assistiram e também ao local que nos acolheu para fazermos a transmissão: @railroadcaffe

Clique aqui para ver a conversa na integra

1º Encontro Criativo - Escrever com sentidos

8 de Janeiro de 2022

De onde vem a inspiração? O que o(a) faz sentar-se, agarrar numa folha em branco e escrever? São os cheiros, os sabores, os sons, as texturas ou as imagens? Ou é tudo?

Neste 1.º Encontro de Escrita Criativa, que decorrerá na Casa das Letras Bed & Books, de 25 a 27 de março de 2022, vamos perceber que a inspiração está sempre ao virar da esquina. O importante é ter os cinco sentidos alerta para que nenhuma palavra fique presa, sem a possibilidade de ser escrita na tal folha em branco.
É com enorme prazer que vamos acolher este workshop da responsabilidade da @monica.r.menezes , onde os participantes irão escrever, comer, ler, descansar, conversar, beber e rir.
O palco é Cabrela, no Alentejo, as palavras serão sempre as suas.
Inscrições e mais informações: info@casadasletrasalentejo.pt

https://www.instagram.com/p/CYeEXPoNcg9/

Ciclo “A Voz dos Livros”

8 de Dezembro 2021

No dia 8 de Dezembro, Cabrela acolheu no ciclo “A Voz dos Livros”, a conversa entre a apresentadora e escritora Fátima Lopez e o nosso Ricardo Ribeiro.

Que conversa tão boa. Que momentos tão preciosos foram vividos esta tarde, em Cabrela.

Obrigado Fátima e obrigado Ricardo, por tudo e por tanto.
E obrigado a todos os que assistiram presencialmente e online e a todas as entidades que apoiaram esta segunda edição do ciclo “A voz dos livros”.

Clique aqui para assistir á conversa na integra

Ciclo “A Voz dos Livros”

27 de Novembro 2021

No dia 27 de Novembro, Cabrela acolheu no ciclo “A Voz dos Livros”, a conversa entre o escritor Joel Neto e o apresentador / humorista Fernando Alvim.

Que privilégio presenciar a conversa de Fernando Alvim e Joel Neto.

A nossa profunda gratidão aos dois por terem aceite o nosso desafio. E também o nosso agradecimento a todos os que assistiram presencialmente e online e às entidades apoiantes: Entidade Regional de Cultura do Alentejo, Câmara Municipal de Montemor-o-Novo, Junta de Freguesia de Cabrela, Casa do Povo de Cabrela e Associação dos Reformados, Pensionistas e Idosos de Cabrela.

Clique aqui para assistir á conversa na integra

Vinho Literário

10 de Outubro 2020

Lançamento do vinho Titan of Távora Varosa, com a presença do jornalista Pedro Santos Guerreiro e do enólogo Luís Leocádio.

O que leva um vinho do Norte da Região de Távora Varosa ser lançado no Alentejo em Cabrela?    Várias razões, a começar por nos honrar receber o seu criador, o grande enólogo Luís Leocádio . E uma segunda razão : Este ser um vinho literário inspirado na vida e obra de Aquilino Ribeiro.

Veja o video completo

Concerto Jazz

10 de Outubro 2020

Celebramos o lançamento do vinho literário Tintan of Távora Varosa, com um concerto de música Jazz na Praça da República, em Cabrela. João Lencastre (bateria), Ricardo Toscano (saxofone alto) e Nelson Cascais (contrabaixo) irão trazem-nos composições de grandes nomes do Jazz.

Veja o video completo

 

Apoios

Start typing and press Enter to search